Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/03/trump-proibe-venda-da-qualcomm-para-broadcom-alegando-que-afetaria-seguranca-dos-eua.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha
Depois de sobretaxar aço e alumínio, presidente dos EUA volta a interferir na economia
12.mar.2018 às 20h26
WASHINGTON
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou nesta segunda-feira (12) a proibição da aquisição da fabricante de chips Qualcomm pela Broadcom, que fez uma oferta de US$ 117 bilhões para compra.
Em um comunicado oficial, o presidente dos EUA afirmou que há evidências de que o controle da Qualcomm (baseada em San Diego, na Califórnia) pela Broadcom (de Singapura), pode prejudicar a segurança nacional dos EUA.
A Broadcom é uma grande fornecedora de componentes para o iPhone. Já a Qualcomm encontra-se em uma situação enfraquecida em razão de uma disputa judicial bilionária com a Apple que envolve pagamento de royalties pelo uso de componentes.
Ambas têm a Apple entre os seus principais clientes. Analistas disseram que um acordo entre as duas fabricantes ajudaria a Qualcomm a resolver sua batalha legal com o fabricante do iPhone, já que a Broadcom tem um relacionamento mais próximo com a Apple.
A decisão de Trump destaca o perfil protecionista de seu governo. Na quinta-feira (8) o presidente estabeleceu tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio importados ao país.
REUTERS
Nenhum comentário:
Postar um comentário