Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/11/1935888-detido-ditador-do-zimbabue-se-reune-com-enviados-da-africa-do-sul.shtml
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
16/11/2017 16h17
O ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, 93, e o comandante das Forças Armadas, Constantino Chiwenga, 61, estiveram reunidos com representantes da África do Sul nesta quinta-feira (16).
Eles buscam uma solução para o impasse vivido pelo país após Mugabe ter sido detido por militares, nesta quarta (15). As fotos do encontro na residência oficial foram publicadas pelo jornal estatal "Herald". Nas imagens, além do ditador e de Chiwenga, também aparecem os ministros da Defesa e da Segurança de Estado dos dois países.
Não foram divulgadas informações sobre o conteúdo da conversa. Segundo fontes ouvidas pela agência Reuters, a pressão para que Mugabe aceite a oferta de uma saída honrosa é cada vez maior.
Um delas, que conversou com aliados do líder, contou que ele não planeja renunciar voluntariamente antes das eleições agendadas para o ano que vem. "É uma espécie de duelo, um impasse", disse.
O Exército defende que Mugabe, que comanda o Zimbábue desde sua independência em 1980, se retire sem alarde e permita uma transição pacífica para Emmerson Mnangagwa, o vice-presidente que o ditador demitiu na semana passada, desencadeando a crise política.
DETENÇÃO
Há 37 anos no poder e um dos líderes mais longevos e duradouros do mundo, Mugabe foi detido nesta quarta por um grupo de militares que se insurgiu contra o regime e ocupou as ruas da capital, Harare. Eles negam se tratar de um golpe de Estado.
Países vizinhos, como a África do Sul, já tentavam negociar com o grupo um diálogo para a transição do regime. Durante a manhã de quarta, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, disse que falou com Mugabe por telefone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário